Destaques Notícias Oportunidades

Universidade seleciona brasileiros para estudar grátis na Itália

Os detalhes das bolsas, incluindo valores, benefícios adicionais e prazos de inscrição, variam conforme o programa escolhido. O prazo final para se inscrever em algumas áreas é 7 de maio.

A Scuola Superiore Sant’Anna, sediada em Pisa, Itália, está com inscrições abertas para brasileiros interessados em seus programas de doutorado. A instituição oferece 55 bolsas de estudo em várias disciplinas.

O valor das bolsas varia de aproximadamente € 16 mil (R$ 88.600) até cerca de 19 mil (R$ 105.000) por ano. Em alguns casos, a instituição também oferece alimentação gratuita no restaurante universitário ou valores adicionais para despesas relacionadas aos estudos, pesquisas e participações em congressos.

Bolsas de doutorado disponíveis:

Como se candidatar

De acordo com o edital geral das bolsas, para se candidatar às oportunidades é necessário já ter concluído o mestrado (ou concluí-lo até o dia 30 de setembro de 2024). As bolsas e programas de doutorado estão previstas para início em 1º de outubro de 2024

Nos links acima, é possível acessar as chamadas de bolsas de cada um dos programas. Por lá, é possível ver os detalhes de cada bolsa, bem como seus prazos, requisitos e procedimentos específicos de inscrição. Em geral, no entanto, são necessários os seguintes documentos (em italiano ou inglês):

– Currículo atualizado;
– Diploma de mestrado;
– Passaporte;
– Histórico acadêmico;
– Projeto de pesquisa.

Em alguns casos, a universidade também solicita que o estudante envie uma versão digital da sua tese de mestrado como parte da candidatura. É importante verificar as chamadas de cada programa, pois cada uma tem solicitações específicas para o formato no qual o projeto de pesquisa deve ser apresentado (incluindo número máximo de palavras e as informações que ele deve conter).

Edital Geral das Bolsas