GRE FAPESP Unicamp

Desde setembro de 2020, a Unicamp passou a aceitar o exame internacional Graduate Record Examination (GRE®) como uma das etapas de seleção no ingresso ao doutorado direto para os programas de pós-graduação com conceitos 5, 6 e 7 na última avaliação da CAPES.

A iniciativa é resultado de uma parceria com a FAPESP que busca atrair os melhores estudantes de doutorado, brasileiros ou estrangeiros, para a Unicamp. Os alunos que tiverem êxito receberão da FAPESP uma bolsa de Doutorado Direto de até 60 meses.

O GRE é um exame de proficiência em inglês, feito em mais de 1.000 centros espalhados em 160 países, que avalia a capacidade do candidato de ser bem sucedido em um curso de pós-graduação. O exame, gerenciado pela Educational Testing Service (ETS), é dividido em três partes: raciocínio quantitativo, raciocínio verbal e escrita analítica.

Os programas de pós-graduação participantes da parceria poderão aceitar o GRE como a única prova de seleção dos candidatos. O procedimento de seleção será baseado nas pontuações do GRE, sendo as maiores pontuações qualificadas para concorrer a uma das 30 bolsas disponíveis da FAPESP. Os programas de pós-graduação poderão, também, além da pontuação no GRE, solicitar provas específicas de cada curso, análise de currículo, cartas de recomendação, entre outros.

A prova pode ser realizada em algumas capitais do Brasil de segunda a sexta, mas precisam ser agendadas pelo site https://www.ets.org/gre. O valor do exame é de $205 dólares e pode ser realizado uma vez a cada 21 dias e no máximo 5 vezes por ano.