Eventos Notícias

“Alfabetização: por que ainda é uma política pública prioritária?” é tema de mesa redonda da Faculdade de Educação

A mesa-redonda abordará temas como o PNAIC e PAIC, questões conceituais, teórico-metodológicas e também o marco da política educacional: avaliação, controle e premiação dos professores.

A mesa-redonda “Alfabetização: por que ainda é uma política pública prioritária?” será realizada no dia 12 de abril, a partir das 14h, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE). O evento também poderá ser acompanhado no Youtube da FE.

Com mediação da professora Claudia Ometto (Unicamp), terá como convidados Telma Ferraz Leal, da Universidade Federal de Pernambuco, Lourival José Martins Filho, da Universidade do Estado de Santa Catarina, e Ana Lúcia Guedes (Unicamp).

No evento, serão abordados os seguintes temas: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) – questões conceituais, teórico-metodológicas e o marco da política educacional: avaliação, controle e premiação dos professores.

O encontro é organizado pelo Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA) e pela Coordenação de Pesquisa e Divulgação Científica da FE. É aberto à participação de docentes, discentes da Unicamp e ao público em geral.

Para participação online, interessados (as) devem se inscrever no link . A transmissão ocorre no endereço eletrônico.

PAIC – O Programa Alfabetização na Idade Certa foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado em 2007. Visa oferecer aos municípios formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar, entre outros aspectos.

PNAIC – O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao fim do terceiro ano do ensino fundamental.

Para outros detalhes, escreva para o e-mail eventofe@unicamp.br