Tese defendida no IMECC é premiada como melhor do Brasil pela Capes

Pesquisa "Fuzzy Calculus in Banach Spaces of Fuzzy Numbers: Theory and Applications", de Beatriz Laiate, foi agraciada em primeiro lugar na área de “Matemática/Probabilidade e Estatística”

Prêmio Capes de Tese
Tese premiada analisa Cálculo Fuzzy em Espaços de Banach de Números Fuzzy

A tese de doutorado “Fuzzy Calculus in Banach Spaces of Fuzzy Numbers: Theory and Applications”, da pesquisadora Beatriz Laiate, sob orientação de Laécio Carvalho de Barros e coorientação de Estevão Esmi Laureano e Francielle Santo Pedro Simões, do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi a vencedora do Prêmio Capes de Tese – Edição 2023 – Parceria Itaú. Considerado o Oscar da ciência brasileira, o Prêmio CAPES de Tese recebeu, neste ano, 1469 trabalhos, o maior número de participantes em 19 edições já realizadas. Entre eles, 49 foram selecionados, um em cada área do conhecimento. A pesquisa de Laiate foi agraciada em primeiro lugar na área de “Matemática/Probabilidade e Estatística”.

A doutora  Beatriz Laiate, autora da tese premiada (Foto: Arquivo pessoal)
A doutora Beatriz Laiate, autora da tese premiada (Foto: Arquivo pessoal)

Doutora e mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, Beatriz Laiate, possui graduação em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora colaboradora voluntária do Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada do IMECC e também do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Sua pesquisa propõe uma nova teoria de cálculo para uma classe especial de funções fuzzy, denominada de ‘processos fuzzy S-linearmente correlacionados’. A teoria proposta fundamenta-se na noção de derivada de Fréchet e integral de Riemann, conceitos bem estabelecidos para funções definidas em espaços de Banach. No contexto das funções com valores fuzzy, essa teoria é aplicável em diversas áreas, com destaque para suas aplicações na Biomatemática e na dinâmica de populações. O trabalho foi concluído no Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada (PPGMA) do IMECC, com a aprovação em dezembro de 2022.

PPG em Matemática Aplicada do IMECC é reconhecido por excelência

Na última avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PPG em Matemática Aplicada alcançou a categoria de excelência da pós-graduação, com o conceito 6 atribuído ao programa de doutorado. A Matemática Aplicada é utilizada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano, científico e tecnológico. O atual desenvolvimento tecnológico e intelectual está baseado em grande medida na aplicação do conhecimento matemático. Tais aplicações envolvem modelos matemáticos, análise aplicada, métodos numéricos, simulação e a implementação e disseminação de softwares livres.

PRÊMIO CAPES DE TESE em parceria com o Itaú

Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, ele abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da CAPES na pós-graduação brasileira.

O vencedor do Grande Prêmio ganha uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional, por até 12 meses, certificado e troféu. Cada orientador vai receber premiação de R$9 mil, para participar de congresso internacional e certificado de premiação que também será entregue aos coorientadores e ao Programa. Já as instituições parceiras, como o Itaú, concederá às pesquisadoras premiação de R$25 mil para trabalhos de três áreas. A solenidade de entrega da premiação ocorre em dezembro.