Flyer com fotos de estudantes latino-americanos

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), informa a abertura de inscrições para o Programa de bolsas de estudo para estágios profissionais e pós-graduação na Itália 2025, promovido pela Organização Internacional Ítalo-Latino-americana (IILA), em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Itália (MAECI). As inscrições estão abertas de 31 de maio a 30 de setembro de 2024.

Detalhes do Programa

As bolsas contemplam estágios de especialização ou atualização (pós-graduação “lato sensu”) na Itália em 2025, com duração de 3 a 6 meses. Cada bolsista receberá um auxílio de EUR 1.500,00 mensais para alimentação e hospedagem, além de seguro contra doenças, acidentes e responsabilidade civil. As despesas com passagens aéreas e documentação para permanência na Itália serão de responsabilidade dos bolsistas ou de suas instituições de origem. A estada na Itália deve ser concluída até 31 de janeiro de 2026.

Áreas de Atuação

As áreas de estudo e pesquisa contempladas pelo programa são:

• Agroalimentos e Tecnologias Alimentares
  • Sustentabilidade Ambiental e Energias Renováveis
  • Ciências da Vida e Biotecnologia
  • Ciências e Tecnologias Espaciais
  • Conservação, Tutela e Restauração do Patrimônio Cultural

Para se candidatar, os interessados devem atender aos seguintes requisitos:

1. Ser cidadão de um dos países latino-americanos membros da IILA.
  2. Ter no máximo 35 anos (no caso de candidatos com filhos, o limite de idade estende-se em 1 ano por cada filho, até o máximo de 3 anos).
  3. Possuir diploma universitário e experiência comprovada na área de interesse.
  4. Apresentar um projeto de trabalho, pesquisa ou curso compatível com a duração da bolsa.
  5. Ter carta de aceitação da instituição receptora.
  6. Envolver-se em atividades relacionadas ao tema da bolsa com instituições públicas, privadas ou ONGs latino-americanas.
  7. Conhecimentos básicos de italiano são desejáveis.

Inscrições

O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da IILA: Programa de Bolsas de Estudo IILA-MAECI 2025.