O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou o edital do processo seletivo para ingresso de estudantes regulares no Mestrado e Doutorado no segundo semestre de 2024. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Gestão Acadêmica (Siga) entre os dias 13 e 21 de março.

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp (PPGAV) foi criado em 2011 e possui Conceito 5 pela CAPES. O programa oferece cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Artes Visuais nos níveis Mestrado e Doutorado acadêmicos.

O PPGAV é um centro gerador de estudos na área de artes que visa articular e fomentar o pensamento crítico e teórico, bem como a pesquisa e a prática no contexto da produção artística contemporânea.

Área de Concentração

O PPGAV e seus cursos de Mestrado e Doutorado convergem suas ações de pesquisa e ensino para uma única Área de Concentração: Artes Visuais. O programa acolhe pesquisas que abrangem um amplo espectro de temas, desde o campo teórico ao desenvolvimento de diferentes processos de criação. Algumas das áreas de pesquisa incluem:

• Poéticas visuais bidimensionais e tridimensionais
  • Estudos nos campos ampliados da tridimensionalidade e suas relações com espaço e o corpo
  • Processos autobiográficos
  • Ações coletivas
  • Arquitetura e a cidade
  • Natureza e paisagem
  • Teorias da imagem
  • História, crítica e teoria da arte

Linhas de Pesquisa:

I. Poéticas Visuais e Processos de Criação:

• Investiga os fundamentos conceituais e metodológicos da prática artística em diferentes campos:
    • Manifestações visuais bidimensionais, tridimensionais e performativas
    • Arquitetura e design em suas relações transdisciplinares com as artes visuais
    • Trabalhos com tecnologias e mídias, analógicas ou digitais, incluindo multimeios e experiências em rede
  • Objetivos:
    • Desenvolver pesquisa e reflexão sobre os modos de produção artística
    • Analisar as relações entre procedimentos, linguagens, materiais e conceitos
    • Contribuir para a prática, análise e construção do conhecimento sobre o fazer artístico
    • Investigar as práticas discursivas em suas manifestações contemporâneas
    • Estudar a visualidade e suas possibilidades expressivas
    • Analisar processos e projetos em diferentes suportes e tecnologias nas artes visuais

II. História, Teoria e Crítica:

• Abrange diversas abordagens teóricas, críticas e históricas sobre a produção das artes visuais:
    • Estudos visuais
    • Crítica de arte
    • Discurso histórico
    • Teorias da arte
    • Patrimônio artístico e cultural
  • Objetivos:
    • Refletir sobre a arte, a percepção estética, a construção do discurso crítico e historiográfico
    • Analisar o processo de legitimação e institucionalização do fazer artístico e suas epistemologias
    • Considerar a hibridação dos campos expressivos e as implicações das novas tecnologias
    • Investigar a história da arte, as teorias da arte e da imagem sob novas perspectivas

Inscrições

Para mais informações sobre o processo seletivo, incluindo datas importantes, requisitos para inscrição e documentação necessária, consulte o edital completo no site do PPGAV: https://bit.ly/editalartesvisuais2024.