Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Destaques Notícias

Delegação da Unicamp articula série de parcerias com universidades chinesas

Grupo iniciou articulações para a formalização de convênios e parcerias nas áreas de tecnologia, ciências ambientais, humanidades e artes

Delegação brasileira durante visita a Beijing Jiaotong University, em Pequim
Delegação brasileira durante visita a Beijing Jiaotong University, em Pequim

Um grupo de professores da Unicamp iniciou nesta semana uma série de visitas a instituições de ensino e pesquisa da China. Liderada pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles, a delegação começou articulações para a formalização de convênios e parcerias nas áreas de tecnologia, ciências ambientais, humanidades e artes. A delegação da Universidade permancerá na China no período de 7 a 18 de março, mais especificamente nas cidades de Pequim (capital) e Shanghai.

Em uma das primeiras atividades, a delegação visitou três centros universitários de artes da capital chinesa. Esteve na Beijing Dance Academy – o mais importante centro de formação em dança da China –, onde recebeu um convite para integrar o World Dance Education Alliance, a ser celebrado em outubro.

Meirelles conta que a delegação conheceu também o Beijing Central Conservatory of Music (CCOM), uma das mais importantes universidades de música do mundo. Segundo o reitor, em conversas com o presidente da CCOM, o regente Yu Feng, foram iniciadas discussões sobre futuras parcerias. Diretor do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, o professor Fernando Hashimoto realizou uma masterclass para os alunos da instituição.

Fachada do Beijing Central Conservatory of Music (no alto à esquerda); o diretor do Instituto de Artes da Unicamp, Fernando Hashimoto (abaixo à esquerda), proferiu masterclass para os alunos da instituição
Fachada do Beijing Central Conservatory of Music (no alto à esquerda); o diretor do Instituto de Artes da Unicamp, Fernando Hashimoto (abaixo à esquerda de óculos), proferiu masterclass para os alunos da instituição

Na sequência, a delegação foi recebida pela diretora do Instituto de Artes da Peking University – ranqueada como a universidade nº 1 da Ásia. Historiadora da arte, Lui Chen disse ter interesse em firmar, com a Unicamp, ações colaborativas em pesquisa e performance nas mais variadas modalidades de arte.

Nos dias seguintes, a delegação esteve na Universidade de Pequim e na Universidade Normal de Pequim, além de na Embaixada do Brasil na China.

A Unicamp já possui acordos de cooperação com a Universidade de Pequim envolvendo o intercâmbio de estudantes, pesquisas em ciências sociais e colaboração na formação de professores chineses de português. “Queremos agora aprofundar a colaboração e ampliar as áreas envolvidas para artes, meio ambiente, ciências da vida e engenharias”, explicou o reitor.

O reitor da Unicamp Antonio Meirelles (à esquerda) com o vice-reitor da Universidade de Pequim, Fang Fang: intercâmbio de estudantes
O reitor da Unicamp Antonio Meirelles (à esquerda) com o vice-reitor da Universidade de Pequim, Fang Fang: intercâmbio de estudantes

A Unicamp não tem acordos anteriores com a Universidade Normal, mas, segundo o reitor, foram consideradas possibilidades para iniciar ações colaborativas nas áreas das ciências ambientais, tecnológicas, de humanidades e de artes. De acordo com Meirelles, os escritórios de relações internacionais das duas instituições já iniciaram o detalhamento sobre possibilidades específicas de cooperação.

Energia e transporte ferroviário

No dia 11, o grupo da Unicamp visitou, na capital chinesa, a North China Electric Power University. Pertencente à Universidade de Pequim, o complexo é considerado o principal laboratório chinês de energia elétrica e energias renováveis e definido como laboratório nacional pelo governo central. A delegação foi recebida pelo reitor Yang Youngping.

“Discutimos sobre possibilidades de cooperação em pesquisa na área de energia e sustentabilidade, sobre eventuais cursos com dupla diplomação e sobre a possibilidade de formarmos um instituto Brasil-China de economia de baixo carbono”, contou o reitor.

O reitor Antonio Meirelles durante entrevista no Laboratório do trem de alta velocidade do BJTU
O reitor Antonio Meirelles durante entrevista no Laboratório do trem de alta velocidade do BJTU

No mesmo dia, a equipe visitou o laboratório da área de transporte ferroviário da Beijing Jiaotong University (BJTU). O laboratório é responsável pelo desenvolvimento de e pela pequisa sobre trens de alta velocidade.

Segundo o Meirelles, foram analisadas as possibilidades de aprofundamento da cooperação já existente, seja em torno do Instituto Confúcio ou por meio do intercâmbio de alunos, ampliando as áreas e os grupos de pesquisa envolvidos de modo a abarcar outros setores das duas universidades.

Visita à em embaixada brasileira

O grupo da Unicamp foi recebido ainda pelo embaixador brasileiro na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão. “Apresentamos os objetivos da Unicamp em seu futuro próximo, em particular na área de inovação”, disse o reitor.

“Procuramos sedimentar o projeto HIDS [HUB Internacional de Desenvolvimento Sustentável] e pedimos a colaboração das nossas embaixadas para a divulgação de seus projetos junto a agentes do mundo corporativo, governamental e acadêmico dos diferentes países”, afirmou Meirelles.

A delegação da Unicamp ao ser recebida pelo embaixador brasileiro na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão (ao centro ao lado do reitor Antonio Meirelles)
A delegação da Unicamp ao ser recebida pelo embaixador brasileiro na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão (ao centro ao lado do reitor Antonio Meirelles)

Além de Galvão, estiveram na recepção ao grupo da Unicamp outros cinco membros da embaixada:  João Batista do Nascimento Magalhães (ministro conselheiro, chefe do Setor Cultural),  Luis Felipe Yonezawa Fernandes (chefe do Setor Educacional), Victor Tibau (chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação), Pedro Henrique Barbosa (chefe do Setor Político) e Marcus da Costa Ramalho (ministro conselheiro, Área de Política, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia).

Além da Unicamp, participam da visita representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina e do Centro de Cultura Popular de São Paulo.

Reitor Antonio Meirelles (à direita) com o embaixador brasileiro na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão
Reitor Antonio Meirelles (à direita) com o embaixador brasileiro na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão

Matéria publicada originalmente no Portal da Unicamp.

Ir para o topo