Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

CAPES cria e regulamenta governança da informação

O objetivo é garantir apoio estratégico para tomadas de decisões e apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico

A CAPES publicou nesta sexta-feira, 18, a Portaria nº 158/2023 que aprimora e regulamenta a governança da informação no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O documento define um conjunto de parâmetros para a obtenção, organização e padronização do uso e disseminação dos dados relacionados aos cursos de pós-graduação stricto sensu no País. A medida vai melhorar o desempenho das atividades do SNPG, disseminar informações científicas, incentivar ações que ajudem na consolidação das instituições e apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

“Com a iniciativa, a CAPES quer garantir apoio estratégico à tomada de decisões e contribuir para a execução de políticas públicas da pós-graduação”, destaca Mercedes Bustamante, presidente da Fundação. Para Paulo Santos, diretor de Avaliação da CAPES, a governança pretende melhorar a qualidade da informação e racionalização dos processos. “Também queremos aprimorar a gestão dos dados e fortalecer a participação social”, reforçou, ressaltando, que os dados coletados pela CAPES são fontes de informações necessárias para o processo de avaliação dos programas de pós-graduação.

De acordo com a portaria, neste processo de governança, estarão envolvidas, por exemplo, a geração e validação de informações, a busca ativa automática de conteúdo de interesse coletivo e individual e as fontes originárias dos dados. O documento salienta que a governança será estruturada em regime de colaboração e traz um capítulo específico sobre o Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG), que será detalhado em evento na próxima quarta-feira, 23 de agosto. É por essa ação que serão viabilizadas as diretrizes definidas na Portaria nº 158.   

Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Logotipo do Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG) (Foto: CGCOM/CAPES) 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
Fonte: CGCOM/CAPES

Ir para o topo