Conteúdo principal Menu principal Rodapé
2o. Prêmio Tese Destaque Unicamp

Estão abertas, até o dia 2 de abril, as inscrições para a segunda edição do Prêmio Tese Destaque Unicamp, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG) que tem como objetivo reconhecer e premiar as teses de doutorado de destaque defendidas nos Programas da Unicamp, em todas as áreas do conhecimento, e estimular a constante busca pela excelência na pesquisa.

Premiação

O autor da Tese Destaque Unicamp receberá um prêmio no valor de R$ 5 mil. Também será concedida uma menção honrosa para o segundo colocado no valor de R$ 3 mil. Os autores, orientadores e coorientadores das Teses premiadas receberão um Diploma de Premiação assinado pelo Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Campinas.

Requisitos para inscrição

São elegíveis as teses de doutorado defendidas na Unicamp em 2022, desde que homologadas em 2023, e defendidas em 2023, desde que homologadas até 31 de março de 2024, em cada uma das seguintes áreas do conhecimento:

  • Engenharias e Tecnológicas
  • Ciências Humanas e Artes
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas e da Saúde

Seleção das Teses

A primeira etapa de seleção será realizada pelas Comissões dos Programas de Pós-Graduação de cada Unidade de Ensino e Pesquisa da UNICAMP, no período de 3 de abril a 30 de abril de 2024. Cada Comissão de Programa de Pós-Graduação deverá instituir uma Comissão de Avaliação, que deverá selecionar apenas uma tese para concorrer ao prêmio.

Processo de avaliação

As teses selecionadas serão avaliadas por comissões julgadoras indicadas pela Pró-Reitoria, levando-se em conta critérios como originalidade do trabalho, metodologia utilizada, qualidade da redação e estrutura e organização do texto. O resultado será divulgado no dia 1 de julho de 2024.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo sistema da Unicamp SOLICITA. No ato da inscrição, o candidato já deve ter sua tese defendida e homologada e ter a concordância do(s) orientador(es) para a inscrição. Mais informações sobre as inscrições para o prêmio podem ser obtidas no Edital PRPG 05/2023, disponível na página da PRPG.

Ir para o topo