Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Destaques Notícias

Prêmio Tese Destaque Unicamp prestigia excelência da pesquisa feita na Universidade

Foram contemplados quatro trabalhos de doutorado defendidos em 2022, nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Engenharias e Tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Artes

##
Cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (25), na sala do Conselho Universitário

A entrega do Prêmio Tese Destaque Unicamp, realizada na manhã desta quinta-feira, 25, consagrou quatro trabalhos de doutorado defendidos na Universidade em 2022, contemplando as seguintes áreas: Ciências Biológicas e da Saúde; Engenharias e Tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Artes. Comandada pelo reitor, Antonio José de Almeida Meirelles, e pela  pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello, a cerimônia laureou os pesquisadores Monica Caicedo Roa, Ana Valeria Braga, Selena Lage e Marcus Vinícius Soares, além de seus orientadores, respectivamente os professores Ricardo Cordeiro, Flavio Schmidt, Sidney Bernardini e Giorgio Basilici. Já as teses que ficaram em segundo lugar, em cada área, receberam menção honrosa.

O Prêmio Tese Destaque Unicamp foi criado pela Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG) com o objetivo de reconhecer a excelência da pesquisa científica produzida por alunos e docentes da pós-graduação da Unicamp. “O peso da pós-graduação para a Unicamp, no Brasil e no exterior, impressiona; seja pelo volume, seja pela qualidade. É um desempenho poucas vezes visto no mundo, principalmente quando se leva em consideração a diversidade de temas abordados”, avalia o reitor.

Para Meneguello, a iniciativa é uma forma de prestigiar, internamente, uma produção que já é amplamente reconhecida mundialmente. “Recentemente mais de 85% dos nossos programas de pós-graduação ficaram com notas 5 ou mais, na avaliação da Capes”, observa. Em sua primeira edição, o prêmio destaca projetos que foram desenvolvidos em meio às dificuldades impostas pelo isolamento imposto pela pandemia de covid-19, lembra a pró-reitora.

No total, 142 teses foram inscritas. Destas, 49 foram pré-selecionadas por comissões de avaliação reunidas pela pró-reitoria de pós-graduação. Posteriormente, a comissão de cada área escolheu dois trabalhos.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello: iniciativa prestigia, internamente, uma produção que já é reconhecida mundialmente
A pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello: iniciativa prestigia, internamente, uma produção que já é reconhecida mundialmente

Autora de “Estudo da Fermentação Anaeróbica Induzida em Café” — tese premiada na área Engenharias e Tecnológicas —, Ana Valéria Braga acredita que esse reconhecimento é a prova de que o resultado de seu trabalho não foi comprometido pela quarentena. “Estou recebendo o prêmio, mas ele é resultado da colaboração de várias pessoas, das fazendas, empresas e dos laboratórios do Instituto de Biologia e da Faculdade de Engenharia de Alimentos, além do meu orientador”, diz. Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sua pesquisa apresenta uma nova forma de processar café, que pode resultar no aumento da qualidade e consequentemente da pontuação do grão, tornando-o mais competitivo. “É um trabalho inovador, que foi muito bem conduzido. A premiação vem para coroar”, comemora o orientador.

Além dos primeiros colocados, mencionados acima, os quatro que ficaram em segundo lugar e receberam menção honrosa foram: Priscila Orlandini (e seus orientadores, os professores Vinícius Souza e Inês Cordeiro); Armando Hernandez (e seu orientador, o professor Julio Hernandez); Maiara Dourado (e sua orientadora, a professora Nashieli Loera); e Artur Alves (e seu orientador, o professor Marcus Bonança).

Assista ao vídeo da Cerimônia de entrega da premiação do Prêmio Tese Destaque UNICAMP 2022.

Texto publicado originalmente no Portal da Unicamp.

Ir para o topo